• Procto Vita

O QUE É A SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL?

Atualizado: 30 de out. de 2021

O que é Síndrome do Intestino Irritável (SII)?


A síndrome do cólon irritável ou síndrome do intestino irritável (SII) é uma alteração funcional e crônica da motilidade intestinal e se apresenta na forma de desconforto ou dor abdominal recorrente, pelo menos uma vez na semana, relacionada a evacuação, alteração na frequência da evacuação e/ou na forma das fezes, nos últimos 6 meses.


O que pode causar?


O início dos sintomas da síndrome do intestino irritável pode ser precipitado por diversos fatores genéticos e ambientais, alterações dos microorganismos intestinais (flora intestinal), infecções prévias (gastroenterites) e fatores psíquicos. Hoje, sabemos que existe uma “comunicação” complexa entre o intestino e o cérebro; sendo assim estresse e ansiedade podem influenciar a movimentação intestinal, podem piorar a dor abdominal e alterar as funções de proteção (barreira) do intestino.


A síndrome do intestino irritável não é somente na diarreia?


Na verdade, existem 4 subtipos de SII cuja classificação pode ser realizada após consulta médica pela avaliação dos sintomas e da escala de Bristol (classificação da forma das fezes- imagem 1). Os subtipos são SII-constipação; SII-diarreia; SII-mista ou não classificada. Em alguns casos, a história clínica, a presença de dor abdominal e alteração do hábito intestinal recorrente, na ausência de sinais de alarme que possam levantar a suspeita de outras patologias, associada ao exame físico e alguns exames laboratoriais, pode ser suficiente para diagnosticar a Síndrome do intestino irritável (SII). Em outros casos, pode ser necessária uma investigação mais detalhada.


Como tratar?


Não existe um tratamento igual para todos, ele dependerá do subtipo e dos sintomas apresentados. A abordagem inclui tratar os sintomas predominantes, que podem ser dor abdominal, diarreia ou constipação, sensação de evacuação incompleta, flatulência excessiva (gases). Além das medicações, importante que se estabeleçam estratégias de manutenção do bem-estar aliando assim uma orientação nutricional realizada por nutricionista clínico, atividade física regular e em alguns casos psicoterapia.


Caso apresente alterações na forma ou consistência das fezes, presença de sangue e muco, desconforto abdominal e/ou na região anal, procure um coloproctologista.


ATENÇÃO!

Não se automedique!

Este site disponibiliza informações que não podem e nem devem substituir uma consulta médica.




23 visualizações0 comentário